05/08/2014

Textos sobre carreira - Nube

05/08/2014

Concentre-se!

Você tenta estudar, mas sofre com dificuldades de concentração? Tem problemas para se lembrar posteriormente dos assuntos tratados? Exercitar a sua mente pode ser a solução completa dos seus incômodos. Veja algumas dicas na matéria do Nube e aproveite melhor os seus neurônios.

- Para consolidar o aprendizado, "em sala de aula o aluno deve ser curioso, fazer perguntas, abordar o professor e sair sabendo os tópicos", explica Renato Alves, preparador mnemônico (profissional responsável por auxiliar em questões ligadas à memória);


- "Se o jovem assistiu aula e leu um livro, vai fazer a confirmação e jogar isso para a memória e, mentalmente, repassar o conteúdo. É fundamental submeter as informações às nossas três memórias: a visual (relação com imagens), a auditiva (ler em voz alta, por exemplo) e sinestésica (contar aquilo com gestos e movimentos).  Eis uma ótima forma de estimular a mente", diz o especialista;

- Ler e reler são importantes estratégias para a memorização. "A primeira é superficial, apenas ajuda a preparar a memória; já a releitura dá início à fixação do conteúdo", afirma o treinador mnemônico;

- Pesquisar o tema passado na aula, no mesmo dia, ajuda na hora da aprendizagem;

- Resumos e fichamentos são poderosos argumentos para a memória. "O ideal é o aluno prestar atenção e, depois de explicar o aprendizado para si mesmo, aí sim escrever sínteses", afirma Alves. O método deve ser "aula-cérebro-papel".


- O aluno deve abusar de simulados. Testes ajudam a criar memória de longa duração. "Quando o estudante faz e refaz exercícios, cria memória de longo prazo. Isso inibe a insegurança na hora de uma prova, por exemplo".

Gostou das informações? Lembre-se: “o poder da mente é a chave para a saída de qualquer labirinto”.

Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.



Indique essa vaga, COMPARTILHE!