11/05/2011

Você compõe? Tem banda? Então espalhe sua música pela Web!

11/05/2011

Sempre trazemos dicas de ferramentas na Internet que podem ajudar a divulgar você mesmo ou alguma de suas produções. E agora a sugestão é para as pessoas que adoram música e que, sobretudo, se apresentam de forma solo ou por meio de suas bandas.

Pela Web é possível espalhar seu som para todos os cantos. Aprenda de que forma nas linhas a seguir:


Publique suas músicas: O Bandcamp.com (www.bandcamp.com) é a pedida para quem pretende criar um ambiente ao estilo site pessoal, mas com foco na publicação de músicas. O site possui recursos simples de personalização do visual e disponibiliza as músicas por álbuns. Você consegue configurar as canções para que possam ou não ser baixadas por seus amigos e fãs. Além disso, é possível ter acesso a relatórios, que mostram as mais ouvidas e baixadas.

Espalhe o som: O Soundcloud.com (www.soundcloud.com) possibilita a rápida publicação das músicas em um endereço fixo e muito simples de espalhar. É possível incorporar uma canção em blogs de terceiros por meio de um player embutido. Para enviar suas músicas, é necessário criar uma conta e clicar no botão Upload & Share. O único lado negativo é que o serviço suporta apenas duas horas de áudio na versão gratuita.

O velho e bom 'MySpace': Aquela que já foi a rede social mais influente do mundo ainda continua tendo sua utilidade para os adeptos da música. O MySpace (www.myspace.com) possibilita a inserção e envio de mensagens aos fãs e a criação de um player para tocar e baixas as músicas. Carrega bem rápido e funciona bem em todos os navegadores.

Não deixe de apostar no Last.fm: Já percebeu como o Last.fm (www.lastfm.com) ganha cada vez mais força. Por isso, não deixe de lado este serviço. Coloque suas canções lá. Para isso, é preciso que alguém tenha ouvido a sua música com o software do Last.fm ativo no PC. Desta forma, um perfil da banda e as músicas ficam no portal. Os usuários, assim, podem colocar descrição e fotos no perfil. Para fazer um cadastro de artista, é preciso acessar o endereço www.last.fm/uploadmusic. Mas não é algo imediato, pois a equipe do site checará seus dados.
Indique essa vaga, COMPARTILHE!