03/04/2012

Dicas de etiqueta para o uso de celular e tablet no trabalho

03/04/2012

Pergunta: Sua companhia permite que os funcionários tragam para o escritório seus próprios equipamentos portáteis, como telefones e tablets. Isso quer dizer que você deve se sentir à vontade para usá-los quando considerar adequado?
Resposta: Embora esses equipamentos ajudem a mantê-lo acessível aos colegas e clientes, devem ser usados com discrição e de maneiras que o ajudem em seu trabalho, diz Anna Post, especialista em etiqueta no Instituto Emily Post em Burlington, Vermont. "A ideia que você passa quando está digitando em um dispositivo é que sua atenção está dividida", diz Post.

Pergunda: Durante reuniões, você gosta de tomar notas no seu tablet, smartphone ou laptop. Isso é aceitável?
Resposta: Os smartphones e tablets são uma nova presença nas salas de reunião e, diferente dos laptops, eles geralmente são associados a jogos, mensagens e outras atividades não profissionais. Isso pode dar a impressão de que você não está prestando atenção, diz Matt Eventoff, dono da Princeton Public Speaking, uma empresa de treinamento em comunicações em Princeton, Nova Jersey. "Assim que você pegar o dispositivo, diga aos presentes: 'Eu uso meu iPad ou telefone para tomar notas'".

Pergunta: Existe algum problema em ler discretamente e-mails ou mensagens de texto pessoais em leitores de equipamentos portáteis enquanto estou no escritório ou entre colegas?
Resposta: Mesmo que você seja discreto, poderá perder importantes sinais que só podem ser captados face a face, diz Rachel Weingarten, presidente da Interrobang, uma firma de estratégia de marketing em Nova York.

Pergunta: E que tal atender seu celular no local de trabalho?
Resposta: Se você estiver em reunião, atenda somente telefonemas urgentes. Diga aos outros que está esperando uma ligação, coloque seu telefone no vibrador e saia da sala para atendê-lo, disse Eventoff. Não use Bluetooth ou outro fone de ouvido sem fio, diz Mark A. Gilmore, presidente da Wired Integrations, uma consultoria em San Jose, Califórnia.

Pergunta: Se você estiver dirigindo uma reunião ou apresentação, como se certificar de que os participantes prestem atenção nos oradores e não em seus telefones?
Resposta: Defina as regras básicas, diz Post. "As boas maneiras realmente estão ligadas às expectativas sociais", diz ela. "E quando você deixa claras essas expectativas é mais fácil levantar uma sobrancelha se alguém pegar um telefone."

Pergunta: Embora os equipamentos móveis sejam seus, a rede Wi-Fi que você está usando pertence à companhia, assim como algumas informações que você vê e armazena. Que precauções você deve tomar para proteger sua empresa e a si mesmo caso perca seu telefone ou tablet?
Resposta: Descubra se sua empresa tem uma política de uso para equipamentos móveis. Se não tiver, coloque suas proteções, diz Kieran Norton, gerente de segurança da Deloitte. "Se possível, permita o apagamento automático, assim você poderá eliminar remotamente as informações do dispositivo, se o perder ou ele for roubado.

Fonte: Folha.com
Indique essa vaga, COMPARTILHE!