09/10/2012

Ansiedade atrapalha na Busca por Emprego.

09/10/2012

Ansiedade atrapalha busca por emprego.

Confira dicas para lidar com o medo da rejeição e perseguir seus objetivos.

Procurar um emprego pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Além de ter objetivos bem definidos, o candidato precisa estar preparado para lidar com a ansiedade e imprevistos.

Talvez ele tenha todas as qualificações e mesmo assim não seja contratado. Também pode acontecer de a pessoa que conquistou a vaga não coresponder aos requisitos.

As oportunidades não são exatas, o que gera, muitas vezes, frustração, desespero e ansiedade. Principalmente quando se está desempregado e necessitando do trabalho.

Mas o medo da rejeição pode atrapalhar ainda mais as chances de ter sucesso no processo seletivo. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para evitar o stress ou chateação de receber uma resposta negativa.

Mas, algumas dicas podem te ajudar a minimizar a frustração para continuar persistindo na busca por seus objetivos

Como lidar com a ansiedade de encontrar um emprego
A fase em que estás desempregado/a é sempre uma fase complicada da vida. Frustramo-nos facilmente mas é necessário mantermo-nos calmos: não nos podemos deixar levar pela ansiedade. Fica a conhecer algumas para lidar com a ansiedade de encontrar uma ocupação
 
Procurar por um emprego pode ser um processo frustrante, pois não é algo exato. Pode ser que tenhas todas as qualificações para aquela posição e, mesmo assim, não seres contratado. Por outro lado, podes ter um amigo que pode estar totalmente desadequado para determinado cargo e, inexplicavelmente, consegui-lo. As oportunidades são voláteis e isso pode causar desespero e ansiedade.

 
Dicas Para o Candidato.
 
O medo da rejeição numa entrevista de emprego pode fazer com que autossabotes as tuas próprias hitpóteses de sucesso. Para lidares com este medo, precisas de seguir alguns passos no processo de procura de emprego. Fica a conhecer como lidar com a ansiedade:

 
1- Antes de te candidatares à vaga

Certifica-te que deres-te um plano e um deadline com um número estabelecido de currículos que deves ter enviado e até para quais empresas. Tens que ter o máximo que possível tudo mapeado e organizado, com o máximo de objetivos menores que pudeste criar, tudo classificado de acordo com o tempo que levarão. Com tudo isso para fazer, não terás tempo para sentires-te ansioso, apenas para trabalhar para inscreveres-te nos lugares certos e atingir o teu objetivo.

 
2- Depois que enviaste o teu currículo

A melhor maneira de evitar o stresse da rejeição é continuar a enviar currículos. Cada processo para o qual te inscreveste representa uma esperança. Quanto mais enviares, mais vezes terás lido o teu CV e terás mais oportunidades para o aperfeiçoar.

 
3- Depois de uma rejeição
As rejeições magoam sempre. O segredo está em encontrar uma forma de reduzir o seu impacto. Tens que pensar em algo que te relaxe e que te faça bem. Por exemplo, passear com o teu cão, escrever um poema, pintar um quadro, correr no parque, qualquer atividade que reduza a tua frustração e que te traga de volta ao foco de encontrar um emprego.

 
4- O stresse da rejeição

Não existe uma cura perfeita para a ansiedade ou para o stresse, porque, se houvesse, a rejeição não seria um problema. Mas as atividades acima podem ajudar-te a tirar parte do peso da rejeição de cima de ti e permitir que continues a focar-te no teu principal objetivo.
 
Indique essa vaga, COMPARTILHE!