23/10/2014

Textos sobre Carreira

23/10/2014

Motivação para estagiar

Veja a importância do estágio na vida dos jovens e programe-se para realizar o seu o quanto antes!
Muitos estudantes se perguntam por que estagiar. A resposta é simples: pela busca de aprimoramento profissional. A inserção do jovem no mercado de trabalho, por meio do estágio, permite colocar em prática a teoria aprendida na universidade, dando uma percepção de como funciona o mundo corporativo.

A experiência é muito válida para conhecer a profissão e suas diferentes formas de atuação. Por isso, é recomendável a busca de oportunidades logo no 2º ou 3º semestre da faculdade. Afinal, é um período no qual o aluno já conheceu os campos oferecidos pelo curso e, com isso, poderá optar por exercer determinada função.

O estágio em diferentes áreas auxilia o profissional a conhecer melhor o mercado e, principalmente, a reconhecer quais são os seus talentos. Dessa forma, certamente, conseguirá direcionar melhor a sua carreira.

Quem se forma sem estagiar, não necessariamente fica paralisado. É importante observar a sua trajetória profissional, ou seja, quais passos deu para contribuir com a sua carreira? Foi contratado pelo regime CLT, estava envolvido com projetos acadêmicos?

Agora, se o jovem fez somente o curso, não se aplicou e não buscou oportunidades de inserção no ambiente de trabalho, aí é preocupante. Pois, isso significa sua estagnação e, muito provavelmente, encontrará dificuldades em conseguir uma colocação.

De acordo com dados do Inep/MEC 2012 temos mais de 16 milhões de estudantes hoje no Brasil. Desses, apenas 1 milhão consegue uma oportunidade, ou seja, 86,4% dos alunos de ensino superior e 96,9% do ensino médio e técnico não conseguem um estágio.

Portanto, quem se capacitar e sair mais cedo atrás de chances de adentrar no mundo corporativo, certamente, terá mais oportunidades de crescimento e sucesso profissional.

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios
Indique essa vaga, COMPARTILHE!