25/06/2015

Textos sobre Carreira - NUBE

25/06/2015

Processos seletivos: como agir?


No Brasil, de acordo com a Abres - Associação Brasileira de Estágios, há cerca de um milhão de estagiários. Mesmo em momento de crise, as oportunidades continuam abertas para estudantes de diversos cursos, sejam de ensino médio, médio técnico, superior e superior tecnólogo. 

Aproveitar cada chance é fundamental, afinal, “é muito importante buscar um espaço no mercado, pois o estágio aprimora o conhecimento e conduz o jovem a praticar suas atividades no campo profissional”, incentiva Thomé Tavares, docente do curso de Mestrado em Psicologia Social da UCP - Universidade Católica de Petrópolis,

Porém, para ingressar no mundo corporativo é necessário se destacar em pontos específicos. Acompanhe: 

Pontualidade - o primeiro passo é ser responsável, principalmente, em relação ao tempo. Programe-se para chegar aos processos seletivos com 15 minutos de antecedência. Desse modo, você se acostumará melhor com o ambiente. 

Apresentação pessoal - vista-se bem, ou seja, opte sempre pelo traje social na primeira entrevista. Se a empresa tiver uma cultura mais despojada, fale com um supervisor se roupas mais leves poderão ser usadas nas próximas fases. 

Contato com o selecionador - fale olhando diretamente nos olhos do avaliador. Evite fazer piadas e puxar assuntos pessoais. O aperto de mão é outro quesito determinante: responda ao cumprimento com a mesma intensidade. 

Currículo - leve este documento impresso com todas a suas experiências profissionais. Se você não tiver muitas, coloque qualidades gerais, como proatividade, ética, objetividade, entre outros. 

Nervosismo - por último e, não menos importante, controle suas emoções. Muitas vezes, um indivíduo se encaixa no perfil da vaga, mas não a conquista por falta de domínio da tensão.

Gostou das dicas? Faça nosso EAD gratuito, voltado para atuação em processos seletivos, disponível em nosso portal www.nube.com.br/ead. Ao adotar nossas instruções você estará um passo a mais em relação aos demais. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.


Indique essa vaga, COMPARTILHE!