13/07/2015

Texto sobre Carreira - NUBE

13/07/2015

Marketing Pessoal: Sua Imagem é Você!

Você sabe vender seu peixe? O marketing pessoal não é comum a todos, mas, se bem trabalhado, pode se desenvolver amplamente e ajudar a abrir muitas portas no mercado de trabalho. Saiba mais sobre essa habilidade tão valorizada pelos recrutadores.

Muitos candidatos, apesar de possuírem um ótimo currículo, com boa formação, conhecimentos em línguas, entre outras habilidades, são reprovados nas entrevistas, pois não conseguem expressar adequadamente suas experiências e diferenciais. Grande parte fica nervoso, a ponto de gaguejar, suar frio e apresentar tremor nas mãos.

Se você já passou por essa situação, fique calmo, pois o medo de falar em público é muito comum. Uma pesquisa realizada com três mil americanos, pela Sunday Times, apontou os principais medos das pessoas. Enquanto 19% tinham receio de morrer, outros 41% relataram sentir mais pavor de se apresentar para uma plateia.

Segundo Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube, ter esse tipo de temor é normal, mas isso precisa ser trabalhado para não atrapalhar em momentos fundamentais, como o de um processo seletivo. Para isso, algumas dicas são importantes. “Quando falamos em marketing pessoal, queremos dizer sobre a imagem transmitida a quem lhe rodeia, por isso, é importante pensar: Qual marca quero deixar? Quando as pessoas pensam em meu nome, devem lembrar de qual estilo de pessoa?”, explica.

Para deixar uma boa impressão, primeiramente, é essencial ser verdadeiro consigo mesmo, ou seja, encontrar uma marca realmente capaz de refletir quem você é. Caso contrário, você estará em busca de um marketing mentiroso e logo as máscaras cairão. “Para essa construção, é preciso juntar uma série de fatores, como: sua imagem, cultura geral, visibilidade, além de ter algum diferencial”, enfatiza.

Para a coordenadora, depois dessa reflexão, é fundamental praticar algumas apresentações pessoais na frente do espelho, filmar a própria fala para assistir depois, aproveitar os seminários da faculdade para aprimorar essa habilidade, ser orador da turma ou fazer teatro. “Isso certamente auxiliará no desenvolvimento de sua comunicação e será um passo à frente dos demais”, garante Yolanda.

Uma boa dica para ter sucesso no assunto é o curso a distância, oferecido gratuitamente pelo Nube, com o tema “Marketing Pessoal: Sua Imagem é Você!”. Nele, você verá conceitos gerais e dicas sobre seu comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal.  O melhor, ainda conta como horas complementares em sua faculdade.

Lembre-se, “a participação em atividades extracurriculares contribui para sua formação acadêmica, amplia seus horizontes e cria oportunidades de aperfeiçoamento social e profissional, representando um grande diferencial”, incentiva Elizabeth Augustinho, Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ.

Portanto, invista em você e conte sempre com o Nube em sua trajetória profissional.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.


Indique essa vaga, COMPARTILHE!