17/08/2015

Textos sobre carreira - NUBE

17/08/2015

Dicas para entrevistas


Quando o assunto é entrevista de emprego, as pessoas tendem a se preocupar. Para a maioria, essas situações não são tranquilas e envolvem bastante nervosismo, gagueira, suor nas palmas das mão e o coração um pouco acelerado. Isso tudo é compreensível, mas, algumas vezes, a falta de preparo emocional pode prejudicar. Veja algumas dicas a seguir e garanta sua contratação.

Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, a preparação é tudo. "De nada adianta a pessoa ter experiências prévias e currículo maravilhosos, ela precisa se mostrar capacitada e preparada para lidar com todo e qualquer tipo de pressão no momento da seleção. Além disso, é preciso, também, se mostrar apresentável no dia, com roupas adequadas, por exemplo", comenta.

Antecipe-se: na maioria das vezes, boa parte das perguntas podem ser previstas, como "quais são suas qualidades e defeitos?" ou "como você pode adicionar à nossa empresa?". Por isso, é possível treinar e pensar em suas respostas em casa. 

Comprove suas falas: para ser assertivo em suas respostas, é importante ser claro e objetivo, ter conteúdo, contar suas experiências anteriores, onde de fato poderá comprovar suas realizações e resultados.

Mantenha o foco: por mais distraído, ansioso ou hiperativo estiver, procure sempre manter a atenção voltada para aquele momento. Tenha um aperto de mão cordial e firme, seja empático, use a escuta ativa, observe os detalhes ao seu redor, faça perguntas inteligentes e demonstre interesse em se tornar membro da equipe. Desta forma conseguirá uma comunicação bem sucedida, ampliando suas chances de contratação.

Além disso, procure melhorar seu marketing pessoal por meio de cursos extracurriculares. Atualmente, o domínio de uma segunda língua, por exemplo, é primordial para inscrever-se em qualquer área. “O mercado de trabalho no mundo globalizado requer das gerações profissionais novas habilidades e competências as quais têm na proficiência do idioma, requisito inicial para inserir-se neste contexto”, analisa Antonio Carlos da Silva, professor do curso de Letras e Mestrado do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, no Rio de Janeiro (Unian).

Mantenha-se sempre atualizado com as nossas postagens. Conte conosco para ter sucesso em sua carreira.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.


Indique essa vaga, COMPARTILHE!