11/08/2016

A importância de qualificar a empresa antes de se candidatar

11/08/2016

A importância de qualificar a empresa antes de se candidatar

É muito natural estudarmos nossa graduação e partirmos ansiosos para o mercado de trabalho. Aceitamos qualquer oferta que aparece, apenas pela chance de mostrarmos o quão bom somos e quão preparados estamos para resolver problemas e gerar resultados.
No entanto, no mercado de trabalho não basta sermos bons. Se não houver um entendimento da gerência de que o trabalho é importante, se os resultados não forem medidos de modo objetivo e se o ambiente for repleto de profissionais já tarimbados e resistentes a quaisquer mudanças ou entrada de novas pessoas, a chance pode ir por água abaixo, gerando frustração e uma mancha no currículo.
Mesmo porque, se a gerência da empresa é ruim, nada funciona direito. Uma matéria publicada pela Harvard Business Review, em 2012 (em inglês), é revelador: o nível de engajamento dos colaboradores é diretamente proporcional à qualidade de seu chefe. Na Sears, por exemplo, um aumento no nível de satisfação dos trabalhadores aumentou, também, a satisfação dos clientes, levando a um aumento de receita de US$ 250 milhões para o grupo.
Resultados similares acontecem em todo lugar do mundo, diz a matéria, dos EUA ao Japão, passando por Índia, Emirados Árabes e outros. Isso tudo significa que você não precisa e não deve permanecer num trabalho que te faz infeliz. Ver decisões erradas e medições de resultados incorretas só vai fazer a equipe trabalhar mal e desmotivar a todos.

Antes de se candidatar

Desta forma, é muito importante qualificar a empresa antes de “se casar” com ela. O termo é adequado, afinal são anos da sua vida onde a maior parte do seu tempo será dedicado a uma companhia. É preciso que a experiência sirva para crescer na carreira.
O melhor momento para ter uma ideia básica a respeito do funcionamento da empresa e da função que você terá nela é fazer algumas perguntas ao recrutador. Aline Dias, no portal Trabalhou, elencou três perguntas que devem ser feitas ao recrutador para que você possa ter uma ideia de como funciona a empresa antes de trabalhar nela.
São elas:
1      O que é considerado um bom trabalho? Como será medido? Quais as metas e regras?
2      Há treinamento? Como é feito? O que é esperado?
3      Como funciona o processo decisório da empresa? Há uma consulta aos colaboradores e especialistas?
Tais perguntas não só são importantes para qualificar a empresa, mas também para que o recrutador veja o candidato como alguém profundamente interessado em melhorar processos na companhia. Claro que a pergunta deve ser direcionada ao recrutador correto. Algumas empresas fazem avaliações psicológicas e dinâmicas, onde não convém fazer as perguntas. Estas devem ser direcionadas ao gestor da área.

Sucesso!
Indique essa vaga, COMPARTILHE!