10/06/2011

Com R$ 100 mensais, é possível se aposentar milionário

10/06/2011

Compartilhando com vocês matéria que achamos interessante e que foi obtida no site do G1. Dêem uma olhada.

Como garantir um futuro mais tranquilo depois da aposentadoria? O segredo é planejar com antecedência. De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem do Bom Dia MS, quanto mais cedo começar, melhor.

E nesse quesito a população está dividida. Tem gente que disse já estar contribuindo até com previdência privada. Outros responderam que nunca pensaram no assunto seriamente.

Comportamento preocupante em um país onde a população está cada vez mais velha. Atualmente 8,6 % dos brasileiros tem mais de 60 anos. São quase 15 milhões de pessoas.


Envelhecer com saúde é fundamental, mas ter um rendimento, também. Zenir e Maria Martins, duas irmãs que se aposentaram pelo INSS, aconselharam a fazerem tudo direitinho enquanto é jovem. “Para não ser pesado a ninguém quando chegar a hora de recolher”, aconselhou Maria.

Dalila Silva está aposentada há um ano. Mas ela lamentou o fato de não ter contribuído por mais tempo. Recebe um salário mínimo por mês. Ela disse que arrepende de não ter contribuído com um valor mais alto.
E para não ser surpreendido com o valor da aposentadoria, a dica é começar a contribuir cedo. Pela legislação atual, o trabalhador urbano tem de comprovar pelo menos 15 anos de contribuições para depois requerer o benefício.

Para obter a aposentadoria por idade os homens deve ter 65 anos, e mulheres, 60 anos. E para direito a aposentadoria integral o trabalhador tem de contribuir por 35 anos e a trabalhadora por 30 anos.

Opções: Para garantir renda depois da aposentadoria, além do INSS, existem outras opções. Investimento em ações, imóveis, poupança e uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. A previdência privada. E para começar não tem idade. "Quanto mais cedo melhor" orientou o consultor financeiro, Marcelo Karmuche. “Quando o assunto é aposentadoria, a pessoa precisa pensar em investimento a longo prazo e ser muito disciplinado nesse sentido”, afirmou Karmuche.

Ainda de acordo com especialistas, dependendo da modalidade de investimento, com aporte de R$ 100 por mês, uma pessoa poderá aposentar milionário, com mais de um milhão de reais, depois de 35 anos. São os investimentos em ações.

“Mas há riscos”, alerta o economista João Bismarck. “Quando você compra ações de uma empresa, você está comprando pedaço dessa empresa. E os planos de desenvolvimento das empresas são longos. Você precisa pensar em pelo menos cinco anos de maturação”, afirmou economista.

Fonte: Globo - Portal G1
Indique essa vaga, COMPARTILHE!