24/05/2012

Direto ao ponto

24/05/2012

Saiba como elaborar um currículo claro e objetivo com dicas de especialista do Nube.
Um bom currículo funciona como espécie de passaporte para emprego e os melhores processos seletivos. Por isso, antes de enviá-lo a uma empresa,cheque quantas vezes forem necessárias se todas as informações estão corretas e se a ordem dos dados facilita a leitura do documento.
Em outras palavras, é imprescindível elaborar o currículo de forma  clara e objetiva, sem omitir nem inventar informações. Afinal, com um currículo bem feito em mãos, mesmo sem nunca ter visto o candidato à vaga, o recrutador reconhece suas características profissionais e acadêmicas e tem uma percepção clara de sua trajetória profissional.

“O objetivo do candidato deve estar especificado de acordo com a vaga. Se ele estiver disponível para diferentes oportunidades, é interessante montar um currículo para cada área de seu interesse”, frisa Lizandra Bastos, analista de treinamento do Nucleo Brasileiro de estágios (NUBE).

Capriche no Layout do seu currículo.

Dados Pessoais
Devem aparecer no início do documento. É fundamental incluir seu telefone e e-mail para que  a empresa possa contatá-lo facilmente.

Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando apenas o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.

Formação Acadêmica
Os cursos de formação devem ser apresentados por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação. Mencione sempre o nome do curso, da instituição e o ano da conclusão.
Idiomas

Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui no mesmo. Se você estiver estudando algum idioma, deixe isso claro no currículo. Destra maneira o selecionador  saberá que você investindo em seu aperfeiçoamento .
Experiência profissional

Mencione o período de atuação, nome da empresa, cargo e suas atribuições. Esteja atento á descrição das atividades desenvolvidas. Elas permitem que o selecionador conheça seu potencial.
Cursos

Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.
Informática
Destaque suas habilidades na área, citando os programas e ferramentas do seu conhecimento.
Sete Dicas para você não errar na hora de elaborar seu currículo.

01. Para quem não possui experiência profissional, a dica é dar maior destaque à vida acadêmica ou aos cursos e atividades culturais realizadas. Ações voluntárias são bem vindas aos olhos do recrutador.
 
02. Inclua foto de si mesmo apenas quando solicitado. Lembre-se, ela deve ser sóbria e formal. Nada de enviar uma foto de bermuda, boné ou biquíni.
 
03. Evite assinar seu currículo. Não se trata de um documento em cartório. E sim de apresentação sucinta de sua trajetória acadêmica e profissional.

04. Use sempre papel branco, modelo A4 e impressão em preto e branco, sem dobras, não use cartas e rosto, envelopes ou pastas. Não exceda o necessário. Um bom currículo pode ser expresso em uma única página.

05. Seja verdadeiro Incluir cursos que não fez é uma péssima ideia. Um bom recrutador é treinado para farejar mentiras.

06. Não exagere nas especializações . Se  você fez um  curso que durou apenas uma manhã de sábado, talvez não seja o caso de incluí-lo. Dê preferência para os cursos mais relevantes e com maior duração.

07. Nunca coloque pretensão salarial. Essa é uma informação que deve ser discutida na entrevista.
“O candidato que estiver aberto a diferentes oportunidades deve montar um currículo para cada área de interesse” Lizandra Basto, Analista de treinamento do Nube.

Indique essa vaga, COMPARTILHE!