25/05/2012

Erros de português reprovam cada vez mais candidatos a uma vaga de emprego.

25/05/2012

Em franco desuso nas salas de aula do século XXI, o velho ditado para aferir os conhecimentos ortográficos e a capacidade de escrever corretamente em português esta eliminando cada vez mais candidatos a uma vaga de trabalho. Pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de estágios (Nube) para descobrir como o postulante a um emprego se sai nas diferentes fases do processo seletivo revelou que, em se tratando de candidatos com ensino superior, incluindo tecnológicos, quase 40% são barrados em função do desempenho no ditado de português. No ensino médio técnico esse  índice cai para 36%.
“Muitas palavras aplicadas nesses ditados são comuns em nosso cotidiano. Mesmo assim, alguns estudantes chegaram a ter 100% de erro”, detalha Aline Gabriel Barroso, supervisora de recrutamento e seleção do Nube, informando que, no ramo de recurso humanos, os ditados de português são em boa parte às vezes compostos por 30 palavras.
A área com maior número de desclassificados por problemas de português, mais de 70%, é a de artes e design. Na de jornalismo a situação também é preocupante. Quase 50% dos candidatos cometem erros acima do limite aceitável nos ditados e testes ortográficos. Por sua vez, quase 75% dos alunos da área de exatas, que em teoria têm menos contato com palavras, obtiveram êxito nos testes. Universitários cursando direito também apresentaram avaliação positiva, superior a 80%.
Para o Nube, a dificuldade com o português se acentuou com os programas de intercâmbio e a escrita tipicamente sintetizada e informal da internet. “Com essas novas tendências, hoje temos muitos candidatos. Mas poucos qualificados para algumas áreas”, concluiu Aline Barroso.
Indique essa vaga, COMPARTILHE!