25/05/2012

Pense bem e escolha sem medo

25/05/2012

Fuja dos modismos e pesquise a carreira pretendida para evitar arrependimentos futuros.
Estudo recente da Universidade Anhembi Morumbi, junto a 20mil estudantes de escolas  públicas e particulares  do terceiro ano de Ensino Médio da Capital e Grande São Paulo, constatou que 56% dos entrevistados já tinham optado por uma profissão. Segundo Luciano Romano, coordenador da pesquisa  na instituição, a escolha do caminho profissional é uma das etapas mais importantes na vida dos jovens.
“Cabe aos pais orientar os estudantes, pois o momento da escolha profissional certamente é o mais difícil na vida do jovem, já que representa uma direção a seguir pela vida inteira”, ressalta.
Escolher a profissão é um processo angustiante e cheio de dúvidas para a maioria das pessoas, especialmente num cenário em que as alternativas de estudo crescem a cada dia.
Entre bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogo, as faculdades e universidades brasileiras já oferecem mais de 200 opções  de formação superior.
Com tantas opções, o mais prudente é levantar o máximo possível de informações sobre os cursos e o cotidiano profissional exigido por eles.
Os especialistas aconselham a fugir dos modismos para evitar arrependimentos futuros. Escolher  em função de demandas de mercado é um grave equívoco.
A carreira que hoje está em moda não necessariamente continuará assim quando o vestibulando se formar e tiver de encarar efetivamente o mercado de trabalho.
Decisão começa cedo.
Para os alunos de 1º a 3º  ano do Ensino Médio do colégio São Luiz, Instituição com 145 anos de tradição e que integra a rede jesuíta de educação, a orientação profissional começa cedo.
Para dar mais segurança a seus alunos na escolha da profissão, o colégio promove uma série de ações como palestras, fórum de profissões, visitas monitoradas a universidade e empresas, além de conversas personalizadas com coordenadores pedagógicos.
As visitas à instituições como USP, Unicamp, FGV, Mackenzie e ESPM começaram em abril e se estenderam até setembro, e os alunos são divididos por área de interesse.
O Fórum de Profissões é outra atividade oferecida pelo colégio no qual são realizadas palestras e bate-papos com profissionais bem sucedidos nas mais diversas áreas de interesse.
“Diante de tantas opções de carreira, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras, é natural que surjam dúvidas”, ressalta Acidiniz Fonseca da Silva, professor e assistente pedagógico do Ensino Médio da instituição.

“Para errar  menos”

• Escolha uma atividade que você tenha afinidade. Não adianta ter habilidades em uma função, mas odiá-la.
• Considere seus interesses, valores e habilidades. A partir daí tente criar um projeto pessoal e profissional.
• Lembre-se: Admirar uma profissão não significa ter habilidade e competências para segui-la.
• Analise todas as variáveis relacionadas à carreira pretendida. Os principais erros da escolha decorrem da falta de conhecimento.

“Cuidados com escolhas fantasiosas”.

• Mesmo se estiver absolutamente convencido da sua escolha, converse com um orientador vocacional.
• Toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco.
• Toda profissão tem aspectos negativos.  Escolhas baseadas em modismos, na influência de amigos ou na pressão da família não costumam levar isso em consideração.
• Não encare a indecisão como um problema grave. A insegurança diante da escolha profissional pode ser um sintoma saudável e produtivo.

Indique essa vaga, COMPARTILHE!